Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > A Escolarização de Estudantes Surdos no Brasil - Ed. Básica
Início do conteúdo da página

A Escolarização de Estudantes Surdos no Brasil - Educação Básica

Acessos: 3897

Download do Livro em PDF
Acessar o conteúdo completo - ONLINE

A Escolarização de Estudantes Surdos no Brasil – Educação Básica – apresenta um retrato fiel da situação dos estudantes surdos (deficientes auditivos, surdos e surdocegos) no país. Pela primeira vez na história, os dados do Censo da Educação Básica, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foram trabalhados sob a perspectiva da educação de surdos. Tal pesquisa, baseada no instrumento mais preciso e completo acerca das Instituições de ensino superior, reflete a realidade dos alunos surdos entre os anos de 2010-2016.

O livro está estruturado em 6 capítulos. A primeira seção apresenta uma descrição nacional da Escolarização de Estudantes Surdos no Brasil no Ensino Básico, e as seções seguintes apresentam as informações para cada macrorregião do Brasil (Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sudeste e Sul), com o objetivo de fornecer uma visão regional.

Os usuários da Língua Brasileira de Sinais, podem acessar pelo link ao lado os principais dados do trabalho apresentados em Libras. Desta forma, espera-se que este trabalho seja consultado por surdos e ouvintes e possa fundamentar diversos projetos institucionais, bem como ser aproveitado como ferramenta gerencial de políticas públicas para educação de surdos.

Fim do conteúdo da página