Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Aplicativos > Suíte Vlibras
Início do conteúdo da página

Suíte Vlibras

Acessos: 2771

Para viabilizar o acesso de pessoas surdas aos conteúdos de computadores, dispositivos móveis e plataformas web, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lançou  a Suíte Vlibras. O VLibras é uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). É possível utilizar essas ferramentas tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets. A solução reduz barreiras de comunicação e amplia o acesso à informação das cerca de 9,5 milhões de pessoas com deficiência auditiva no país.

“Os surdos representam uma parcela significativa da população brasileira e trabalhamos para garantir a acessibilidade dessas pessoas. A função deste tradutor é democratizar o acesso aos meios digitais e prestar melhores serviços eletrônicos”, defendeu o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP, Cristiano Heckert.

A Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas: VLibras-Desktop, VLibras-Plugin, VLibras-Video e WikiLibras. Este último ainda será desenvolvido para ser interativo. Em breve, ocorrerá também a implantação de sinais e dicionários regionais. Elaborado em código aberto, o programa foi disponibilizado posteriormente no Portal do Software Público Brasileiro. A ação conta com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República.

A versão oficial da Suíte VLibras foi lançada em Maio de 2016. Interessados em contribuir para a melhoria da versão beta podem enviar suas contribuições para a equipe da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fonte: Portal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Fim do conteúdo da página