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Quem Somos

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NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ONLINE (NEO/INES)

NOVAS CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS

Pode-se afirmar que a proposição de uma educação efetivamente bilíngue para surdos e seus desdobramentos político-pedagógicos ainda são fenômenos novos no cenário educacional brasileiro. As últimas décadas presenciaram importantes avanços no domínio da formação docente, com novas abordagens metodológicas, utilizando diferentes recursos de ensino e aprendizagem, além do oferecimento de capacitação de professores para atender necessidades de grupos com demanda singulares.

Nesse contexto, foi instituído o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – “Viver sem Limite” (2011-2014), o qual representou um importante avanço na inclusão de diferentes grupos. Dentre as metas estabelecidas no Plano, quanto ao acesso à educação de surdos, está a criação de doze cursos de Pedagogia na perspectiva bilíngue. Para atender a solicitação do Governo Federal, o INES, através do seu Núcleo de Educação Online (NEO), deu início à criação do primeiro Curso Online de Pedagogia Bilíngue – Licenciatura. O curso objetiva formar professores e gestores educacionais, surdos e ouvintes, em uma perspectiva bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) na modalidade online, para atuar em variados contextos educacionais, formais e não formais, levando em conta as especificidades linguísticas e culturais de pessoas surdas. Juntamente à criação do curso, o NEO assumiu o compromisso de desenvolver o repositório digital do INES, com o intuito de reunir, armazenar, organizar, preservar e disseminar de forma eficaz diversos materiais educacionais digitais voltados à educação de surdos.

Objetivos do Núcleo de Educação Online

Veja a Portaria nº 081 de 23 de março de 2015

I - Assegurar o envolvimento da comunidade surda na modalidade online de educação, mediante a articulação contínua com todos os setores do INES e outras instituições de ensino;

II - Oferecer cursos e/ou atividades formativas de Graduação e de Pós-Graduação lato sensu; Cursos Sequenciais e de Extensão;

III - Qualificar docentes e técnico-administrativos para atuarem em Educação Online;

IV - Avaliar e emitir parecer sobre propostas de cursos de Educação Online, quanto aos aspectos técnico-pedagógico-financeiros.

V - Propor e desenvolver critérios de seleção dos tutores presenciais, bem como participar de toda a formação desses profissionais;

VI - Propor e acompanhar o aprimoramento contínuo do material didático no repositório online do INES;

VII - Manter a interlocução com representantes de órgãos, agências e instituições interessadas nos cursos do INES, oferecidos pela modalidade online, especialmente entre o INES e os mantenedores de polos de apoio presencial, o Ministério da Educação e Instituições de Ensino Superior (IES) interessadas em Educação Online;

VIII - Promover a interlocução, para fins de investigação científica acadêmica, com pesquisadores de órgãos, agências e instituições interessadas no desenvolvimento de projetos de pesquisa com alunos e professores dos cursos do INES oferecidos na modalidade online.

Considerações Finais

Ao desenvolver diversas ações na modalidade online, o NEO/ INES assume o desafio de garantir aos seus alunos um padrão de qualidade educacional, mediante o desenvolvimento de estratégias educacionais inovadoras integradas às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Com o acesso aberto ao repositório digital e a ampliação do curso de Pedagogia Bilíngue, pretende-se contribuir para a inovação e expansão do ensino superior público, gratuito e de qualidade. Assim, inicia-se um projeto audacioso de mudança de paradigma na formação de professores surdos e ouvintes no país e de alta relevância para a sociedade brasileira.

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