Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Repositório
Início do conteúdo da página

Repositório Digital

Acessos: 11322

 

Acesse aqui o Repositório Huet

Acessando materiais para educação de surdos

No dia 06 de novembro, na abertura do Congresso Internacional do INES, foi lançado o Repositório Digital Huet, uma biblioteca digital com materiais em Libras e Português para e sobre educação de surdos. Este repositório temático, desenvolvido e gerenciado pelo NEO/INES, contém diversos materiais desenvolvidos por profissionais do INES e de outras instituições. Dentre os materiais disponíveis, estão vídeos, livros, documentos manuscritos, trabalhos apresentados em congressos e animações.

Este repositório segue os princípios do acesso livre a informações científicas e educacionais e da democratização de informações e saberes, reunindo, armazenando, organizando e preservando materiais específicos para educação de surdos. Dessa forma, contribui para aumentar a recuperação e a disseminação eficaz de materiais para educação de surdos.

A equipe teve como objetivo oferecer a todos os usuários um ambiente de busca unificada de informações, que estavam dispersas em diversas instituições. Outra preocupação da equipe foi realizar uma adequação visual para atender a características da visualidade da informação para os surdos.

A construção deste ambiente virtual contou com a colaboração de profissionais surdos e ouvintes de diversas formações e setores do INES e de outras instituições, resultando num sistema que atendesse aos parâmetros de acessibilidade da informação para surdos. Este repositório deve ser povoado com um número cada vez maior de materiais diversos, de preferência com interpretação em Libras, para serem utilizados na educação de surdos, envolvendo instituições que tenham compromisso com a educação e cultura.

Esta é uma importante ferramenta que poderá ser utilizada como apoio aos cursos nas modalidades on-line e presencial, oferecidos pelo INES ou por outras instituições de ensino.

Convidamos a todos para visitarem o Repositório Huet, que é composto por quatro comunidades: Áreas do conhecimento; Arquivo histórico; Diversão e Lazer; Jornalismo. O acesso aos materiais pode ser realizado por meio de palavras-chaves; visualização das listas de autores; anos dos documentos; assuntos; coleções; tipos. Vocês poderão baixar, copiar, produzir novos materiais a partir destes e utilizá-los nas suas atividades educacionais.

 

 

Fim do conteúdo da página