Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Repositório
Início do conteúdo da página

Repositório Digital

Acessos: 1675
Veja o Projeto de Pesquisa de Repositório de Objetos Digitais e a Práxis Pedagógica Bilíngue

Com os avanços das tecnologias de informação e comunicação os objetos digitais se tornaram mais interativos, dinâmicos e sua utilização maximizada pelo acesso livre. Na maioria das vezes, estes objetos são de fácil acesso, mas sua dispersão em diferentes espaços dificulta sua recuperação rápida e eficiente. Dessa forma, tais objetos digitais devem estar armazenados e organizados em repositório digital, sistema que possibilita sua preservação, recuperação e disseminação. Estes repositórios funcionam como bibliotecas virtuais que reúnem vários objetos em forma de arquivos digitais (textos, apresentações, animações, simulações, imagens, vídeos).

Considerando a necessidade de potencializar a reutilização de objetos educacionais os repositórios de recursos digitais, com suas características de interoperabilidade aparecem justamente para fazer a integração de todos esses recursos disponíveis para todos os atores envolvidos no processo educacional. Essas bases de dados estão disponíveis via internet e, por meio de um sistema de busca, tornam possível o acesso a recursos digitais importantes tanto para a aprendizagem formal quanto não-formal, disponibilizando diferentes mídias, do texto e imagens estáticas (ex. mapas, gráficos, desenhos ou fotografias) a imagens animadas (vídeos, filmes, animações) a arquivos de áudio e simulações.

Apesar dos avanços na produção e disponibilização de objetos educacionais em repositórios no Brasil, há ainda uma grande demanda de materiais educacionais que atendam à especificidade da área da educação de surdos, pautada principalmente pela carência de materiais didáticos apropriados para esse público. Nesse sentido, um repositório bilíngue possibilita o atendimento destas demandas, além de potencializar o conhecimento da cultura surda por todos os segmentos da sociedade.

Idealização com base no conceito de acessibilidade presente na Lei 10.098 de 2000, este projeto possibilitará a ampliação do acesso a diferentes objetos educacionais para surdos e ouvintes em Libras e Português, agregando materiais desenvolvidos pelo próprio INES e por outras instituições em um único sistema que permite busca, seleção, uso e reuso. O repositório está inserido na política de desenvolvimento institucional.

 

Fim do conteúdo da página