Metodologia
Assistir ao resumo

A pesquisa para elaborar a Escolarização de Estudantes Surdos no Brasil utilizou a base de dados extraída dos microdados* dos Censos da Educação Superior dos anos de 2010 a 2016, realizada por profissionais do próprio INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e disponibilizada ao INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) para análise em formato CSV. Na base de dados fornecida estão presentes 24 variáveis contendo informações de 484.927 alunos com deficiências auditiva, surdez e surdocegueira, com matrículas na educação básica entre os anos de 2010 e 2016.

O Censo da Educação Básica é respondido por todas as Instituições da Educação Básica do país: escolas, institutos, associações educacionais, centros especiais e congregações que oferecem uma ou mais modalidades. A coleta dos dados do Censo é realizada anualmente por meio do Sistema online Censup e constitui a matriz para a construção de indicadores da educação.

Foram analisados dados referentes aos estudantes surdos, deficientes auditivos ou surdocegos, tais como: instituições, matrículas, ingressantes e concluintes, de acordo com as Instituições de Ensino vinculados à rede pública (federal, estadual e municipal) e à rede privada. As principais variáveis investigadas foram: categoria administrativa, modalidade, localidade, rede, região, idade, sexo e etnia. Nos dados sobre etnia, seguimos a classificação de cor adotada pelo IBGE.

As informações relacionadas às instituições, ingressantes e matrículas foram estratificadas considerando o estado onde o curso era ofertado, com o objetivo de apresentar informações mais precisas sobre a educação de surdos em cada região do país. Finalmente, com o objetivo de extrair as informações apresentadas neste livro, foram realizadas análises descritivas utilizando a linguagem e o ambiente de programação de estatística computacional e gráfica R, em sua versão 3.3.2. Os scripts foram elaborados para gerar tabelas de frequências absolutas e relativas e construir gráficos para ilustrar a distribuição de frequências das variáveis analisadas.

*São dados brutos trabalhados para assegurar o sigilo de informações pessoais e para facilitar seu manuseio em softwares estatísticos. A divulgação dos microdados confere transparência ao processo na medida em que as análises publicadas podem ser reproduzidas e aprofundadas por outros pesquisadores.

Voltar ao topo